quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ NA AMIZADE



A noite de ontem tornou-se mais jovem. Recuou 26 anos.
Recuou até à minha infância.
Que bom voltar a estar com amigos que não se viam há 2 anos, 15 anos, 24 anos.
A noite de ontem foi abençoada pela Felicidade.
Para quem lá esteve e agora está a ler este post, sabe do que estou a falar.
Para os que não estiveram, mas desejam alcança-la, aqui vai a explicação :-)
Depois de um prazeiroso jantar, a noite, embora outonal no mês de Agosto, estava longe de querer adormecer e dar lugar a um novo dia.
Fizemos-lhe a vontade. A melhor forma de a celebrar era junto de amigos que nos fazem sentir especiais nas suas vidas. E assim foi.
O encontro foi na Praia de S. Pedro do Estoril.
No total eramos seis pessoas.
Amigos meus, amigos de amigos meus, fizeram daquele momento, um momento de cumplicidade muito agravável.
As ondas do mar, à nossa frente, jubilozamente se enrolavam umas nas outras, numa dança sensual ritmada, envoltas pela neblina nocturna que levava o perfume da marzia até junto de nós.
A conversa, tal como as ondas do mar, desenrolava-se animadamente.
Conversa puxa conversa...afinal...quase nós todos tinhamos referências e lugares em comum, além de sermos amigos de amigos.
Tinhamos em comum o local de trabalho dos pais e a colónia de férias de Almoçageme.
Falámos, rimos, quase que chorámos ao lembrar da morte de amigos comuns que em tenra idade partiram para outro lugar, e recuámos até às brincadeiras que faziamos em criança...
Que bons tempos passámos juntos...
Que bom momento passámos ontem à noite!
Enquanto falávamos entusiastamente da nossa infância, a Felicidade estava sentada poucos metros à nossa frente. Nem podiamos acreditar.
Era a Felicidade. Como estava grande e bonita. Tinhamos de falar com ela.
A Felicidade reconheceu-nos e estivemos junto dela o suficiente para perceber que não estava ali por acaso.
E porque é que encontrámos a Felicidade e não outra pessoa comum da nossa infância?
Porque a vida tinha uma mensagem e uma lição muito importante para nos dar.
A Felicidade, com a sua simplicidade natural, mostrou-nos que vale a pena lutar por aquilo que se deseja. Ela conseguiu ultrapassar as barreiras que existiam na vida dela. Hoje é uma mulher realizada, segura e feliz, porque merece.

A Felicidade está ao alcance de todos, ela vive dentro de cada um de nós. Basta que a queiramos alcançar.
Esta noite, encontrámo-la, vivenciando-a um pouco mais. Sentimo-nos felizes por estarmos vivos e bem de saúde entre amigos que, mesmo não se vendo há 2 anos, 15 anos, 24 anos, estavam ali, simples, iguais, sinseros, genuínos.
Aquela mensagem era directa.
Não podemos deixar passar tanto tempo sem estarmos juntos, não devemos abandonar os nossos ideais só porque é dificil ultrapassá-los. Se há momentos complicados e ásperos na vida, os amigos têm o dom de os tornar mais suaves e doces.
A vida é esquiva e afasta-nos fisicamente.
Vivemos nos corações uns dos outros. Mas cabe-nos contrariar o espaço físico. Se queremos estar junto daqueles que nos são importantes, deveremos estar.
Não custa. Basta querer e disponibilizarmo-nos para fazê-lo!
:-)

4 comentários:

Anónimo disse...

A Felicidade está sempre connosco. É verdade que nem sempre a vemos. Os olhos cerram-se e é como se uma neblina nos forçasse a não conseguir ver.
Os amigos também estão sempre connosco. Pelo menos, tu estás sempre comigo... mesmo quando não me dizes nada...
Será que eu também estou sempre contigo?...

Ana de Sousa disse...

Mana,
é pena que não sejas sangue meu, mas sabes bem que é como se fosses. Vives e viverás sempre na minha vida :-)
Um beijo enorme

Anónimo disse...

Eu conheço a Felicidade. Na altura da nossa infancia, ela ja era uma menina especial... ja naquela altura ela passava obstaculos... um de cada vez.
Ja que abordaram "como grupo" sobre o tema dos amigos que partiram, eu tambem quero deixar o meu pensamento aqui escrito: Nao ha dia que nao passe sem pensar no meu grande amigo Joao Correia. Ja fui visita-lo, deixei-lhe uma lembrança e muitas saudades... Quero apenas recordar que QUANDO BEBER NAO CONDUZA, POR FAVOR.

Eu estou longe de voces e de todos os jantares e reunioes que possam haver, mas lembrem-se que tenho recebido muitas noticias, fotos e fico muito feliz por estar a conseguir juntar-vos no grupo que criei no hi5.

Obrigado por serem meus amigos.
Beijinhos para todos,
Rita Namorado

Ana de Sousa disse...

Obrigada amiga por deixares aqui o teu pensamento.
O joão vive no coração e lembrança de todos nós, e tu, mesmo longe fisicamente, vives também junto de nós.
Um grande beijo com muitas saudades tuas