sábado, 11 de agosto de 2007

DO DESASTROSO DIA À SERENIDADE

Quinta feira,
a manhã começou desastrosamente mal.
Toca o telemóvel às 12:30h.
Número privado. Odeio receber chamadas de números privados. Por norma nunca as atendo. Deixem mensagem, pois dessa forma saberei quem é e poderei contactar novamante.
Um tanto relutante, lá atendo a chamada.
Meu Deus! Que desgraça! O quê? Ouvi bem? Não pode ser! Como e onde?
Estava em estado de choque. A Carolina faleceu.
Que vazio dentro de mim... que vazio dentro de todos nós...
Como seria possível?
Que angústia...
Rezar por ela, sim sem dúvida. Mas onde quer que ela estivesse, o que deveria fazer era estar perto daqueles que a amavam e lembrar-mo-la com amor.
VIVERÁS PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO! descansa em paz junto de Deus!

Amigos meus, externos, quando souberam o que tinha acontecido, deram-me o apoio que precisava naquele momento, naquela hora.
Obrigada Diana...obrigada João Medeiros...Obrigada Joaquim...
Os momentos seguintes que vivi, por muito estranho que possa parecer, foram uns dos melhores da minha vida, que ficarão na minha memória para sempre!
Os lugares que percorri, fizeram-me sentir viva, absorvendo e observando toda a beleza que me circundava...a Carolina vinha à minha memória com muita frequência...dizia-lhe..."podias estar aqui e agora comigo, seria bem melhor"...mas nada mais podia fazer. Aqueles momentos, aqueles lugares, eram para quem tinha ficado.
Seria maravilhoso que, onde quer que ela estivesse, sentisse aquela paz que aqueles lugares me estavam dar.
O passeio foi até Cascais... minha Cidade, minha Vila natal.
Cascais estava linda. Os gelados do Santini estavam deliciosos como sempre...hummmmmm...o gelado de côco era delicioso...hummmmm.....aqueles pedacinhos de côco... que textura deliciosa...hummmmm....
Caminhei pela antiga Vila, por ruas e ruelas...À minha frente, encontravam-se ruas íngremes e estreitas, revestidas com calçada portuguesa...árvores ainda em flor, de várias tonalidades, que coloriam e davam vida a todos os caminhos que percorria...Atrás de mim, estava a baía de Cascais...linda como sempre...serena...aliás, estava maravilhosa! Os meus olhos sorriam para ela! Sentia-me em casa!
Fui até ao Jardim Marechal Carmona. Já não ía lá há tanto tempo...
Familias passeavam e brincavam com os seus filhos, namorados segredavam baixinho confidencialidades, fazendo esboçar sorrisos timidos de quem as ouvia, amigos passeavam com amigos, vivendo aquele momento como se, aquele fosse o momento.
Pontes sobre lagos, patos e patas, tartarugas, pavões, ... , e nós, os humanos, estes, eram os seres caminhantes que percorriam aquele espaço desenhado e construido pelo homem com o intuito de proporcionar momentos relaxantes e repousantes, quer para a alma, quer para o corpo físico.
Para que o momento, não ficasse registado apenas na memória, decidi tirar uma foto...UPS! os meus óculos de sol, os meus queridos Chanel, tinham acabado de fazer o seu primeiro mergulho aquatico. Mergulharam na lagoa dos patos, desaparecendo sem deixar rasto, naquela água verde. UPS! Foi inevitável. Tive de me rir...aquilo era o quê?...o que mais me iria acontecer?... a páginas tantas já não sabia se me estava a rir pela piada em si, se por nervos...enfim...mas não perdera a esperança de os recuperar. Até brinquei com a situação. Amanhã poderia andar uma pata com óculos Chanel. Teria a sua graça...lol...

Dali, segui até à Casa da Guia... Guincho
que lugar lindo.... que paisagem maravilhosa...eram 18:45h
fim de tarde...
o Sol, por detrás de mim, iluminava a Costa de Cascais em tons de laranja... o cheiro a maresia ...hummm...ampliava-me a alma...
...os meus sentidos olfativos fizeram-me desviar o olhar para o restaurante que se situava à minha direita...um delicioso cheiro a pizza quente, feita em forno de lenha, fazia-me abrir o apetite...deveria estar deliciosa! Mas à minha esquerda, o menú também cobiçava o meu olhar...sushi...wasabi....oh o meu amigo wasabi....que saudades!!!!!!!
Estava prestes a desistir da resistencia em ficar ali a jantar.
Mas tinha outros planos, alugar um filme e vê-lo no corforto da minha casa.
Voltei para casa com dois filmes na mão. Babel e A casa da Lagoa. Dois excelentes filmes, com estilos diferentes, com realidades diferentes...realidades bem diferentes....

Uma quinta-feira, um dia que tinha começado desastrosamente mal, terminava agora serenamente bem.

Na manhã seguinte fui, de imediacto, ao Jardim Marechal Carmona, tentar salvar os meus óculos. Não poderia correr o risco de os perder. Havia a forte possibilidade de uma pretenciosa e vaidosa pata, que por ser a Viscondessa da lagoa, tomar os óculos como seus...lol...
Dirigi-me ao primeiro jardineiro que vi. Deslocava-se num trator agricula, acompanhado por um jovem jardineiro. Ofereceram de imedicto os seus préstimos. A lagoa não era funda, diziam eles, e se fosse necessário, entrariam de galochas na água verde, até que os óculos fossem encontrados. Estavam dispostos a dar o seu melhor. Felizmente eu sabia onde é que eles tinham caído, e como eram pesados, pedia a Deus que se mantivessem inertes.
Com o auxilio de uma pá de jardinagem, foram resgatados à primeira tentativa.
Excelente! Era uma mulher de sorte!
Estavam cobertos de limos. Tadinhos.
Agradeci imenso ao jardineiro que se sentia orgulhoso da sua pericia de salvamento, e fui-me embora.

Uma tarde repousante na praia me esperava. Até lá um simpático almoço no bar dos gémeos se decorreu...

Mudanças subitas para o jantar de sexta, mas compreensivas e necessárias, fizeram-me alterar os planos da noite. Esta, tornou-se muito agradável...Agradável mesmo. Jantar com dois dos meus melhores amigos, acompanhada pelo maravilhoso wasabi, fizeram-me sorrir e rir, esquecendo-me do dia anterior e, dos percursos torduosos que se passavam na minha vida.
Fomos de seguida para um barzinho muito simpático no Bairo, o Artis. Que ginginha deliciosa!!!
A brincalhona da Diana, na troça, troca-me o copo sem que eu tenha percebido. Dou um gole no moscatel dela, que, mesmo sendo um licor doce, comparado com o doce da minha ginginha, parecia limão...AHAHAHAH...ria ela despegadamente....
Às 2h da manhã, mesmo a conversa sendo boa, o cansaço já se notava no rosto. Tinha de ir para casa descansar.

Hoje, prestes a ir ao Hospital para saber o que de facto tenho, não quiz deixar de registar estes meus dois desastrosos e maravilhosos dias, que ficarão registados na minha memória até que Deus queira, e agora, registados aqui, neste mundo cibernético, até que a tecnologia permita :-)

1 comentário:

Diana disse...

Olá.
O pior já passou =)
Tudo correu bem e rapido.
Todos estes momentos menos bons servem para nos mostrar qualquer coisa. Acho que viste e aprendeste alguma coisas com tudo isto.
beijos e JUÍZO!!!!!!!!!