sábado, 15 de setembro de 2007

TORNEIO DE AEROMODELISMO “ASAS DE PORTUGAL”



8 de Setembro de 2007
Destino: Aeródromo de Évora...

Sábado, 7 da manhã.
A manhã despertara muito cedo para mim...
depois de ter dormido em casa da Diana, para que o meu trajecto fosse mais fácil e rápido, diriji-me, a pé, até à estação de autocarros da Rede Expressos para embarcar no autocarro das 8:30h com destino a Évora.
Já bem acordada, mas ansiando por silêncio para que podesse cochilar um pouco mais, este não se fez sentir...muito pelo contrário...ao som do pior fórró brasileiro que possa existir, encontrei-me a expressar caretas que se espelhavam na janela do autocarro...que hora e meia dolorosa...tentava abstrair-me daquele ruido até que, por breves minutos, o sono tomou conta de mim, salvando-me daquele teórico espaço musical.
A minha chegada a Évora deu-se por volta das 10:30h da manhã.
Uma breve viagem de taxi até ao aeródromo se fazia prever.
Para grande surpresa minha, o taxista alentejano detinha um gosto requintado por artes plásticas. Invulgar para a maioria dos taxistas. Deliciámo-nos a ouvir a entrevista sobre arte figurativa... Deus abençoava e beijava os meus delicados ouvidos...agora sim...a manhã estava a começar bem...

Chegada ao Aeródromo de Évora, fui calorosamente recebida pelo meu querido Filipe com um grande beijo e abraço de boas vindas. Senti-me em casa mesmo estando afastada geograficamente quase 200km.
Dirigi-mo-nos ao local onde decorria a prova de acrobacia.
Em prova estava um Sr. inglês, seguido de um espanhol e os nossos, mas únicos aeromodelistas em acrobacia existentes em Portugal, José Filipe Lopes e Fernando Costa.
O Filipe e o Fernando destacavam-se no meio de mais de 300 participantes espalhados entre provas de velocidade, acrobacia e combate.
Escusado será dizer que esta observação não se deve ao facto de ter uma estima mais do que especial pelo Filipe, mas porque observei as outras provas e de longe, esta era a mais engenhosa, dificil de executar, quer em perícia quer em experiência de voo. Direi mesmo que é a Alma Mater de todo o Torneio.
Seguia-se um longo dia de provas.



Chegado o fim do dia, algo de espantoso esperava por mim.
Iria repousar num antigo seminário católico.
Aqueles longos corredores detinham alma...


o cheiro do soalho revestido a pedra polida, as longas e sombrias paredes pintadas a ocre, o mobiliário em madeira escura envelhecida, os claustros luminosos que rompiam a arquitectura rigida, ... fazia-me imaginar histórias quase épicas, do tempo em que a igreja católica regia os seus discipulos com severidade e com compaixão simultaneamente...
O tempo tinha passado, tudo mudara, mas a marca histórica mantivera-se presente.
... Que espanto! ...


A noite tomara conta de Évora.
Toda a equipa que compunha o torneio reunir-se-ia num jantar de boas vindas, organizado pelo anfitreão do Torneio - Júlio Isidro que, ao estar ali presente, mostrara uma grande humildade e humanidade, pois a sua mãe falecera nesse dia...
O jantar foi gracioso e a mesa onde estava sentada era composta por amigos do Filipe e do Fernando. Pessoas essas que guardo com estima pois, também elas, me proporcionaram um fim-de-semana expectacular.
A noite, ... essa foi pequena e passou a voar... às nuvens subi várias vezes desde que cheguei a Évora ... :-)
Domingo...
último dia de competição.
Não sei os resultados pois voltámos mais cedo para Lisboa.

O meu baptismo nesta área foi feito neste torneio, apontado como o maior evento de aeromodelismo da Europa.
No próximo domingo, dia 16, estarei novamente em Évora, no Portugal Air Show, acompanhada mais uma vez pelo melhor aeromodelista acrobático - Filipe :-)

Sem comentários: