terça-feira, 4 de setembro de 2007

RED BUL AIR RACE



Que dia maravilhoso, fantástico, fabuloso, fenomenal
Vivi e vivenciei um dos espectáculos aéreos de maior dimensão de adrenalina e excitação.
O desejo de lá estar era tão grande, que comprei a minha passagem de comboio dois dias antes, não fosse o “D” tecê-las.
Sexta-feira. Lá fui eu de Alfa Pendular até ao Porto, mas não pendurada. Pendurados e aprisionados ficaram alguns passageiros de outras carruagens quando se dirigiram ao bar que fica situado na carruagem 3. A porta de passagem não abria. Foram flashs cinematográficos muito divertidos para quem os presenciava.
Chegada ao Porto por volta das 23h, a festa estava instalada. O Porto estava em festa. Milhares de pessoas, animadamente passeavam na rua, falando línguas que não o português. Avistava-se um dia de sábado longo mas pleno em emoções.
Lá pelas 4 da manhã quase que consegui pregar olho na almofada. A fanfarra vinda do exterior tinha-se extinto. Apenas se movimentavam os carros de recolha de lixo. Estes, enquando recolhiam os dejectos deixados pelas pessoas, poluíam sonoricamente o ambiente que anciava por silêncio. Adormeci, não sei se por cansaço, se pelo silêncio que se fez valer.
Sábado. O grande espectáculo aéreo tinha hora de abertura às 13h. Estrategicamente, para que não se perdesse pitada do espectáculo, muitos fãs, quase incondicionais, entre os quais amigos meus, desde as 2 da manhã fincavam pé diante do palco situado à beira rio.
Previamente tinha combinado com eles encontrarmo-nos lá. Cheguei perto das 10 da manhã, depois do táxi onde ía, ter conseguido passar a forte barreira policial que cortava as estradas de acesso ao Cais de Gaia.
Sentia-me uma mulher previligiada. Durante a noite passada, dormira pouco mas tranquilamente e agora, 8 horas depois dos meus amigos terem chegado, poderia assistir sentada e na fila da frente o Red Bull Air Race. Isto graças ao meu querido Filipe que, com muito carinho, guardou um lugarzinho só para mim mesmo ao seu lado.
Digamos que o dia começou bem, logo naquele instante.
Palavras para quê...O importante foi o que senti. Não verbalizarei mais pormenores. Esses ficarão sempre na posse de quem os viveu e vivenciou comigo :-)
O espectáculo começara.
Não só começara o espectáculo aéreo, que esse nem tenho adjectivos e substantivos para o descrever como merece, mas começara também o espectáculo humano que tanto me fascina.
Admiro a simplicidade do ser humano, que, em situações de sobrevivência, se utiliza de mentefactos e de artefactos que se encontram em seu redor. Mesmo com a maré a subir, o Sol a escaldar e a poluição inerente no rio, o perigo sensorial era contrariado pela persistência e força de vontade em permanecer ali. E assim foi.

Mas há um outro lado no ser humano que também não me deixa indifente, muito pelo contrário, mas que me perturba. Falo da falta de respeito pelo próximo. Os ânimos humanos, por momentos elevaram-se e quase que presenciámos a uma cena de troca de insultos já não verbais. Mas tudo se acalmou e o verdadeiro espectáculo, para o qual todos ali estávamos, retomou.
Aquelas horas voaram muito rápito. Pareceram ser levadas pela velociadade dos aviões que ali competiam.
Muito divertidamente, o Filipe, vitima da curiosidade dos espectadores que nos circundavam, era constantemente inquirido sobre técnicas aéreas, velociades, ... , que os aviões faziam. Isto é, inquiriam-no por tudo o que poderia ali existir e vir a existir. LOL. Tudo se deve ao facto de ele ser, de facto, a pessoa mais informada que ali estava. É uma caixinha de surpresas deliciosa que me fascina cada vez mais.
Às 17h em ponto dava-se por encerrado o Red Bull Air Race.
Foi tudo muito rápido, muito rápido mesmo, mas muito bom. O bichinho ficou dentro de mim. Alojou-se no meu coração e não quer sair. Também não o vou contrariar pois está-me a dar muito prazer.
A despedida no Cais de Gaia foi rápida mas consigo visualiza-la em slow motion para que fique registada na minha memória para sempre.
Naquela manhã/tarde iniciei um sentimento que pretendo que se prolongue para sempre na minha vida. :-)

Sem comentários: